Imagine um porta-retrato do tamanho de uma tela de cinema. Pois é justamente esse o objetivo da Mostra Caixola: levar a fotografia para a telona. Ao contrário dos filmes, em que imagens estáticas são exibidas rapidamente para dar ideia de movimento na cena, o objetivo da mostra é que os espectadores possam justamente apreciar cada um dos fotogramas projetados.
.
Esse será o desafio dos participantes da terceira edição do projeto: criar uma narrativa utilizando sons e fotografias. As inscrições estão abertas em duas categorias competitivas: “Acadêmica” e “Livre”, nas quais os inscritos são os autores tanto das fotos quanto da edição final do trabalho. A Mostra Caixola conta ainda com a categoria “Montagem”, não-competitiva, em que os participantes podem utilizar imagens feitas por outras pessoas para criar o projeto.
.
Mas se é para usar fotos e sons, por que não fazer logo um vídeo? De acordo com o coordenador da Mostra Caixola, André Zielonka, “uma fotografia congela um momento. Existem coisas que só a fotografia revela, detalhes que no vídeo passam despercebidos”.
.
A ideia desse formato surgiu em 2004, quando Zielonka, que também é fotógrafo e professor universitário, discutia com colegas sobre os rumos da fotografia e as novas possibilidades dessa linguagem. Foi nessa época que tomou conhecimento do projeto Magnum in Motion (http://inmotion.magnumphotos.com/), que cria essas narrativas usando sons e imagens, inclusive de fotógrafos consagrados como Henri Cartier-Bresson, um dos fundadores da agência Magnum.
.
Estudantes e fotógrafos de todo o Paraná tem até o dia 13 de novembro para se inscrever pelos Correios ou em postos espalhados por Curitiba. A lista de locais, regulamento completo e todas as informações estão no site http://www.mostracaixola.com.br/ ou pelo telefone (41) 3023-2008. Os participantes concorrem a prêmios que vão de R$1.000 a R$2.000, além de equipamentos como máquina fotográfica, notebook e um computador.
.
.
Reconhecimento nacional
.
O projeto Mostra Caixola chamou a atenção do Ministério da Cultura, que contemplou a iniciativa com o Prêmio Pontos de Mídia Livre. Foram mais de 400 projetos de todo o Brasil inscritos no edital. O objetivo era premiar iniciativas de comunicação participativa que promovem interatividade com o público. Neste ano, o evento conta com a parceria da UniCultura – Universidade Livre da Cultura, uma ONG dedicada à pesquisa, produção e promoção cultural.
.
Serviço:
3ª Mostra Caixola – narrativas audiofotográficas
Inscrições até 13 de novembro
Informações: http://www.mostracaixola.com.br/
(41) 3023-2008
Nenhum comentário:
Postar um comentário